Os instrumentos de cada naipe compartilham determinadas "características comuns à família". No naipe das cordas os sons são obtidos pela vibração produzida quando se passa um arco transversalmente nas cordas ou quando se dedilham as cordas. No naipe das madeiras e no dos metais os sons são produzidos pelo sopro do executante. Todos os instrumentos de percussão são percutidos ou agitados.
A localização dos naipes da orquestra na plataforma de concerto obedece a uma razão prática. Por causa das características comuns a cada família, os instrumentos de cada naipe são dispostos lado a lado ou uns atrás dos outros, formando grupos. A plataforma é construída em planos sucessivamente elevados e os naipes são dispostos de forma a proporcionar um equilíbrio e uma combinação dos variados sons e timbres instrumentais. O regente (maestro) deverá poder ouvir cada instrumento com a maior clareza, assim como, cada instrumentista deverá poder ver o regente.
|
· Cordas:
- Violino;
- Viola;
- Violoncelo;
- Contrabaixo;
- Harpa
- Piano
· Sopros:
Metais:
- Trompete;
- Trombone;
- Trompa;
- Tuba;
- Saxhorne;
- Saxofone;
Madeira:
- Oboé;
- Fagote;
- Contra fagote;
- Clarinete;
- Clarone;
- Flautas;
· Percussão:
- Caixa;
- Prato;
- Bombo;
- Pandeiro;
- Triângulo;
Algumas Observações:
O piano não é um integrante "efetivo" de uma orquestra, sendo usado, até o século XIX, principalmente em solos.
Geralmente, uma orquestra sinfônica é composta por mais de 100 integrantes, sendo que o violino é peça fundamental, sendo o naipe mais numeroso dos instrumentos da orquestra moderna.
Eduardo Logan
Fontes:
Read more: http://mitologiasemisterios.blogspot.com/2011/02/instrumentos-que-compoem-uma-orquestra.html#ixzz29Sl94Lq3
Nenhum comentário:
Postar um comentário