23.10.12

Desempenar cavalete levemente torto



Em alguns casos, por causa de muito tempo sem tomar os devidos cuidados com o cavalete, como observar constantemente se ele está inclinado para frente ou para trás, ou até mesmo por colocação incorreta do cavalete, ele acaba ficando torto, para frente ou para trás, por causa do peso que as cordas fazem em cima dele. Aí o som e o desempenho é prejudicado.

Caso perdido? Nem sempre. Alguns casos podem ser revertidos. Mas só compensa fazer em cavaletes mais caros, aqueles que foi pago 50 reais ou mais, e empenou no primeiro ou no segundo mês, porque foi mal colocado ou não foi observado. Cavaletes baratos também podem ser desempenados, mas é mais aconselhável a troca. 

Quando aquecida adequadamente, as moléculas da madeira se transformam provisoriamente com a temperatura, e deixam a madeira amolecida, e voltam em seu estado normal assim que esfriam. Portanto, pode-se fazer o que quizer com ela enquanto está naquele estado aquecido. Mas é totalmente incorreto aquecer a madeira a seco, pois ela pode (e com certeza vai) queimar. 

Solução:   Deixe o cavalete em água fervente por 5 minutos. Retire-o com um garfo para não se queimar, e imediatamente, com a mão e dedos, force firme e delicadamente para o lado oposto do empenamento, e observe bem se ele está reto. Fique segurando forçando ele com as mãos em ângulo reto por mais ou menos 1 minuto, o que já é tempo o suficiente para as moléculas da madeira retornarem ao seu estado normal. Pronto.

Agora que o cavalete já está reto novamente, deixe secar totalmente por pelo menos um dia, ou, se preferir acelerar o processo de secagem, deixe-o em pé em uma forma no forno a 250° por 10 a 15 minutos, e não toque nele até esfriar. Pronto. Você não jogou 100 reais num Aubert Mirencourt Deluxe no lixo. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário