23.10.12

Remover excesso de breu do tampo do instrumento



 Conforme o tempo vai passando, é normal que haja um pequeno acúmulo de breu no tampo do instrumento, no espaço entre o cavalete e o espelho. Ainda mais se é um breu muito barato encontrado em depósito de construção. E isso, mesmo limpando corretamente com flanela seca logo após tocar. 

Agora, se juntar o fato de que o instrumento não é limpo após tocar, e o breu é barato, o resultado é fulminante. Toda a região do tampo, que tem como centro o lugar abaixo de onde se toca nas cordas, e se estende em circunferência até depois dos furos "f", e a região do espelho, ficam impregnados de breu, o que deixa o aspecto do instrumento horrível, sem contar que o tampo fica grudento e afeta o verniz. .
Acredite ou não, há quem goste disso. Mas assim como a grande maioria, se você não é fã de ter "farinha grudenta" em todo o tampo do instrumento, ou se era fã, mas perdeu o gosto por tal coisa, há uma solução.

Solução: Se o negócio é evitar que o breu se acumule, basta limpar com flanela limpa e seca todas às vezes depois de tocar. O acúmulo do breu será no mínimo uns 96% menor, e só atingirá, depois de muito tempo, e bem discretamente, o espaço entre o cavalete e o espelho. 

Agora, se você deixou muito tempo o breu acumulado, o processo é um pouco mais trabalhoso. Existem dois produtos para a remoção da camada: óleo de peroba e cera automotiva a base de água. O óleo de peroba é utilizado para casos que o tampo está levemente grudento com o breu. Pegue uma flanela limpa e seca, aplique duas gotas de óleo no pano, e esfregue bem com o dedo indicador, sempre no sentido cima-baixo. Verifique se todo o breu foi removido olhando contra a luz. 
 
Se houver pontos opacos, é sinal de que ainda há breu. Agora, se o seu caso for mais grave, e o tampo estiver totalmente tomado pelo breu, é aí que entra a cera automotiva. Primeiramente remova o que der com flanela seca. 

Depois, com o dedo, espalhe pequenos focos de cera em cima da área afetada, e, com uma flanela limpa, esfregue com o dedo indicador, colocando um pouco de pressão, mas tomando muito cuidado para não forçar muito, principalmente em cima dos furos "f", onde é mais sensível e pode quebrar facilmente. Esfregue até sumir todos os focos opacos que indicam breu. Finalizado a ação, dê lustro com a parte seca da flanela.

Nenhum comentário:

Postar um comentário