Primeiramente veio o período barroco
Antes desse período tínhamos o período renascentista e medieval onde a música era basicamente modal(feita sobre os modos gregos). Mas com o passar do tempo os compositores foram se acostumando a usar notas alteradas perdendo a identidade dos modos que no final ficaram reduzidos ao modo eólio e jônio, daí se desenvolveu o sistema tonal Maior-Menor, no barroco foram criadas várias formas diferentes de composição como a fuga, a ópera, a suíte, a sonata , o concerto, e o oratório. Você percebe que na maioria dos compositores são usados muitos ornamentos, e temos muitas músicas no estilo contrapontístico, tambem o uso do baixo cifrado.
Alguns exemplos de compositores barrocos são
Händel
J.S. Bach(famoso por ser Bach)
Arcangelo Corelli(Famoso por seus concertos grossos)
Purcell
Vivaldi(Famoso pelas 4 estações)
Domenico Scaralatti
Tarquinio Merula
Ludovico Roncalli
Elisabeth Jacquet de la Guerre
Já no período clássico
A música nesse ponto se torna mais homofônica, com a textura mais leve diferente da barroca onde ela era basicamente contrapontistica, feita numa textura intricada quase sempre com um cravo soando ao fundo. As sonatas agora são bem diferentes, foi criada a sinfonia, e os concertos também tomam outra forma, assim como a ópera. É imporante dizer que no período barroco o piano ainda era um instrumento desconhecido, já no período clássico foi um dos intrumentos mais utilizados mesmo ainda sendo diferendo do atual.
Como compositores importantes temos:
C.P.E. Bach
J.C. Bach
(Ambos filhos de J.S. Bach)
Gluck
Boccherini
Haydn
Mozart
Beethoven(Beethoven inicialmente clássico e na ultima fase da sua vida romântico)
Não é possível dizer em que época ao certo termina cada período e quando começa o outro depende do historiador mas normalmente as pessoas dão o fim do período barroco quando morre J.S. Bach e o fim do período clássico talvez na segunda(a partir da terçeira sinfonia) ou terceira fase(Nona sinfonia, missa em ré, ultimos quartetos de cordas e o restante das sonatas) de Beethoven.
Lembre-se que aqui estamos falando da música na Europa.
Como é impossível explicar tudo sobre esses períodos aqui, para melhor entendimento eu recomendo você procurar ler livros sobre história da música, inicialmente o Breve História da Música de Roy Bennett que é bem resumido mas ainda é um bom livro.
Recomendo para vocês perceberem a grande diferença de estilo você ouvir
Sinfonia n°25 e 40 - Mozart
e logo depois ouvir
Corelli Op.6 concerto grosso(recomendo ouvir todos)
La casa del Diavolo - Boccherini
Vivaldi - 4 estações
Suites para alaúde - J.S. Bach
Sonatas para piano - Mozart
Cena de ópera Orfeo - Monteverdi
Cena da ópera Flauta mágica - Mozart
Nenhum comentário:
Postar um comentário