21.10.12

Lavar a crina do arco

Chega um momento, em que se sente a crina está “grossa” ao passar pelas cordas, ou que o “agarre” dela está estranho, como se estivesse agarrando muito, e saindo pouco som. Isso indica que há excesso de breu na crina. Isso se deve a três fatores: Obviamente, passar breu em excesso (não é necessário passar breu na crina todos os dias), quando já está se passando breu há muito tempo (mais de um ano) e quando se usa mais de um tipo de breu no mesmo arco. 

Essa combinação resulta em desempenho “confuso” pela mistura das propriedades individuais que cada breu possui. Em algumas combinações (desconhecidas), pode ser que se tenha muita sorte, e faça uma mistura excepcional. 

Mas na grande maioria das misturas, o resultado é apenas um: comprometimento de desempenho. Então, quando um desses dois fatores citados acima se torna evidente, é porque está na hora de lavar a crina para se retirar o excesso de breu, ou dar um “reset” na crina. 

Então o que  fazer?       Separar uma tigela ou pote (pode ser de margarina, mas deve estar limpo sem gordura alguma), e 1 litro de álcool etílico 92°, e um pincel. Desrosquear o pino do talão e soltar a crina. Encha a tigela ou pote até a metade com álcool, e com cuidado para não deixar o álcool pegar na madeira, lavar a crina com pinceladas, mergulhando a crina em partes na tigela. 

Faça por toda a extensão da crina, até o álcool ficar amarelado. Troque o álcool da tigela por um limpo, e repita a operação até notar que o álcool está saindo límpido da operação. Depois, pegar a crina pelo talão, e chacoalhar levemente para não quebrar nenhum fio, a fim de soltar todos os fios do arco. Esse processo deve ser feito antes do álcool secar na crina, e deverá ajudar a secar sem que os fios fiquem grudados uns nos outros.


muito cuidado para fazer este procedimento

Nenhum comentário:

Postar um comentário